Cloud Computing, BPOS e SharePoint Online

Boa Noite SharePointers,

 

Uma das grandes apostas do mercado de TI em geral, e uma tendência natural, é o Cloud Computing (ou Nuvem como é chamado por aqui), isto é, os serviços mais importantes da nossa infra-estrutura como E-mail, Comunicação unificada, portais corporativos, Banco de Dados, etc, tudo fora da nossa responsabilidade de administração, hospedados em gigantes datacentes espalhados pelo mundo.

Existem diversas soluções e diferenças entre as versões da núvem, porém como este é um blog I LOVE MICROSOFT/SHAREPOINT eu vou explicar a proposta da Microsoft para a Núvem e como o SharePoint se encaixa neste meio.

  

 

A proposta da Microsoft para Cloud Computing é o BPOS (Business Productivity Online Suite), onde ela disponibiliza por meio de licenciamento por usuários, os recursos de email (Exchange Online), comunicação (Office Communication Online e Microsoft Live Meeting) e “portais” (SharePoint Online).

HTTP://www.microsoftonline.com

 

As aspas colocadas no SharePoint definem a limitação grande que você tem sobre esta plataforma, vou comentar mais abaixo.

 

Hoje participei de um treinamento na Microsoft chamado Entregando BPOS com qualidade, ministrado pelo Ricardo Siqueira da própria Microsoft, onde foi abordado os recursos a fundo e processos de migração de Exchange.

 

A algumas semanas estive no Microsoft Tech Ed Brasil onde o assunto foi também bastante abordado e, entre as palestras que eu acompanhei, a mais profunda neste assunto foi da do Alex Schulz sobre Desenvolvendo para SharePoint Online. Esta palestra mostrou basicamente o que poderemos fazer com a próxima versão do BPOS, com a suíte de aplicativos 2010 (entre elas o SharePoint 2010).

 

A grande verdade é que de fato o BPOS hoje tem limitações fortes no que se diz respeito a SharePoint Online:

·         A versão do SharePoint Online é basicamente o WSS 3.0, pois apesar de ter estrutura de SharePoint Server Std ele não tem todos os recursos, isto é esquece BDC, BI, entre outras funcionalidades de MOSS.

·         Não é possível o uso de STSADM/Power Shell, pois você não tem acesso a consoles do servidor. A Microsoft garante que o servidor está no AR e será administrado, porem por este motivo não é possível utilizar comandos STSADM/Power Shell.

·         Não é possível fazer deploy de WSP, pacotes de customizações de novas Features como WebParts, Workflows em WWF(Windows Workflow Foundation), TimerJobs, Event receivers, etc.

·         Não existe ferramenta da migração desenvolvida pela Microsoft, isto é, ou contratamos uma ferramenta de terceiros (já existem várias no mercado) ou utilizamos o SharePoint Designer para nos ajudar, subindo bibliotecas uma a uma.

·         Temos acesso via SharePoint Designer, o que nos facilita a customização de layout e criação de workflows simples, entre os outros recursos que a ferramenta SPD 2007 nos oferece.

·         Todos os usuários são obrigados a instalar a aplicação de Sign in para ter os portais funcionando sem problemas.

o    Isto foi até um chamado que eu abri no Suporte da Microsoft Online para verificar a obrigatoriedade e se existiria algum tipo de “Work Around” de configuração para não utilizar.

o    O problema é que alguns documentos das document libraries não abriam ou requeriam novamente o certificado de autenticação do BPOS, etc.

o    Tudo está envolvido com o certificado, o BPOS roda em HTTPS, então ele usa o certificado do seu usuário cadastrado no BPOS para executar os serviços.

o    Quando a ferramenta de Sign In não está instalada no computador do usuário, mesmo ele colocando o Usuário e Senha na caixa do Internet Explorer para logar no portal, quando o portal precisar de uma autenticação automática não vai conseguir.

o    Para sanar os problemas com certificação, acesso, etc, instale o Sign In Application em todas as estações (pode ser feito por GPO).

·         Não existe autenticação anônima (promessa para a próxima versão 2010), isto é, impossível utilizar para um website.

·         Tente utilizar os serviços em conjunto, não utilizar o Exchange Local, OWA(Outlook web Access) local, porem os portais no SharePoint Online. Este ambiente apesar de “ser suportado” pode causar muitos problemas e dificuldades aos usuários.

Para o próximo teremos a nova versão do BPOS, com o SharePoint 2010 dentro dela. A promessa da Microsoft é tentar trazer o mais completo possível a experiência que temos com o SharePoint 2010 on-premise (instalado no nosso Server), utilizando na Nuvem.

Algumas das melhorias que estão por vir:

·         Customizações poderão ser feitas utilizando sempre “Partial Trust”.

·         Estas customizações deverão ser SandBoxes Solutions, recuso novo do SharePoint 2010 on premise que também estará disponível para a Nuvem. Limita as customizações ao nível de Site Collection (não é possível executar ações do tipo SPSecurity, SPFarm, etc, apenas de Site Collection para baixo).

·         No caso do deploy, deve ser feito através de wsp diretamente pelo portal. Porem se precisar de algum tipo de alteração de Trust deverá ser solicitado o deploy via Service Request (Nada mais é do que você solicitar ao Suporte da Microsoft Online este deploy no ambiente).

·         Levar em consideração sempre as limitações de desenvolvimento quanto ao licenciamento, se o BPOS Standard não é possível grandes alterações no servidor, porem se o seu licenciamento for de um BPOS Dedicated ( o próprio nome já diz, ele é seu) você terá mais liberdade para desenvolvimento de features.

·         A autenticação poderá ser anônima, isto é, teremos um licenciamento como é feito hoje com nosso SharePoint on-premise, para externá-lo para a Web.

Entre outras, sabendo de mais alguma novidade vou postando aqui.

Estou participando de bastante webcasts, treinamentos e palestras sobre este assunto, e já tenho alguns projetos em andamento aqui dentro da minha empresa. Se alguém precisar de material ou alguma ajuda dessa nova tecnologia pode contar comigo.

Abs e até a próxima.

8 respostas em “Cloud Computing, BPOS e SharePoint Online

  1. Ola Marcelo,

    Estou avaliando o BPOS, otimo artigo o seu, bem esclarecedor.

    Teris conhecimento de limitações quanto ao uso do Exchange Online quanto comparado a uma solução HCM hospedada em algum provedor?
    É importante conhecer as limitações do Exchange Server tambem para planejar ou não essa mudança.

    Abraços
    Fernando

    • Ola Fernando, desculpe a demora.
      Estive bem ocupado com vários projetos de fim de ano.
      Respondendo a sua questão, não sou especialista em Exchange, sou especialista em SharePoint, por isso acabei me focando mais nesta solução na núvem, bem como as limitações.
      Sobre o Exchange, você consegue encontrar algumas planilhas comparativas. Tente o próprio site da MicrosoftOnline.com, se não encontrar tente blogs do pessoal especializado.
      Procure por Marcos Bern e Ricardo Pita da Microsoft, entre outros especialistas da empresa, que possuem mais conteúdo a respeito.
      Mais uma vez, a Microsoft Brasil está desenvolvendo diversos treinamentos para parceiros, em diversos seguimentos entre eles exchange online. Procure se informar na sua cidade e se sua empresa pode te indicar no programa de Partners.

      Pode me adicionar no msn marcelo_producao@hotmail.com e me seguir no @marcelocml , onde eu posto diversas novidades e dicas sobre as tecnologias Microsoft, principalmente BPOS e SharePoint.

      Uma dica, a Camargo Correia é o maior case Microsoft de migração de exchange on premise (local) para a nuvem (BPOS), procure sobre este caso e verifique os desafios.

      Espero ter ajudado.

      Abs

  2. Bom dias…
    Estamos iniciando os testes da BPOS, porém no SharePoint estamos um pouco engessados…você teria algum material para podermos iniciar um trabalho um pouco melhor??

    Att.
    Murilo

    • Boa Noite Murilo.
      Então, se você trabalha em alguma empresa Parner Microsoft procure participar de algum evento sobre o assunto. A Microsoft Brasil está fazendo vários eventos sobre BPOS.
      Você consegue cadastrar uma conta no microsoftonline.com utilizando o seu live ID para ter acesso durante um mês nos serviços para testes.
      PS.: Uma dica, se o seus 30 dias de avaliação terminarem eles vão estender um pouco. Se realmente cancelarem abra um chamado no suporte (em inglês, pelo portal admin) pedindo mais 30 dias para avaliação, pois como a ferramente ainda é nova eles liberam.

      Qualquer dúvida mais pontual pode me contatar no msn marcelo_producao@hotmail.com e acompanhe meu twitter @marcelocml que eu posto sempre dicas sobre o BPOS e SharePoint.

      Abs.

  3. Boa tarde
    Marcelo
    estou querendo jogar a minha intranet na nuvem , exportar o meu site pra la , você teria algum material que possa me ajudar..

    te adicionou no msn..

    Naylor

    • Boa tarde Naylor,

      A primeira coisa que precisamos pensar antes de subir nossa intranet para a Nuvem é se o BPOS atende nossas necessidades.
      Mesmo sendo um profissional bem focado nas técnologias Microsoft, eu não recomendo para todos os casos a utilização do BPOS.
      Existem algumas limitações (pois a versão é parecida com um WSS 3.0, porem mais limitada) na versão atual do BPOS, o que você já consegue de forma mais tranquila quando trabalha com uma nuvem da Amazon por exemplo.
      A amazon vende maquinas virtuais na nuvem, isto é, a maquina é sua, você instala SharePoint 2007 ou 2010, SQL Server, realiza um backup do seu ambiente atual e sobe na nuvem deles.
      O conceito da nuvem da Amazon acabou que ficou mais simples de utilização e compatibilidade do que a da Microsoft.

      Caso ainda pense em colocar no BPOS atual sua aplicação (lembre que no meio do ano vai mudar a versão e pode ser que você tenha que migrar na mão o seu portal) seguem algumas ferramentas para ajudar neste processo:
      http://www.messageops.com/labs
      http://www.bpos-experts.com/bpos-commander/
      http://www.metavistech.com/product/sharepoint-migration

      Qualquer dúvida me escreva.

      Abs

  4. Ola Marcelo,
    meu nome é André Diaz e tenho um amigo que quer montar uma rede de minipadarias, ele se convenceu de que com sharepoint online, poderá ter um sistema em access de controle instalado em apenas uma máquina, e que seus funcionários poderão operar o sistema via internet sem a presença do access 2010 (o dele é original).
    Pergunto:
    Isso é possivel?
    Se sim, ele pode migrar seu sistema access 2010 desktop atual para uso no sharepoint online?
    Ainda se possitivo, o que ele deve fazer? (Já criamos uma conte no sharepoint online, mas ainda estamos no tempo de avaliação)

    Desde já agradeço, qq ajuda que puder nos dar

    • Boa noite André,
      Analisando o caso do seu amigo, não vejo a utilização do sistema Access dentro do SharePoint Online.
      Existe um recurso do SharePoint 2010, que precisa ser instalado em um servidor, que é o Office Web Applications, onde você consegue abrir alguns tipos de arquivos do pacote Office diretamente do browser.
      Existe um serviço do novo Sharepoint 2010 que é o Access Services, que possibilita o uso dos arquivos e aplicativos Access via Sharepoint.
      Porem estes recursos estão disponíveis apenas em ambientes locais e não na nuvem (Online), dependendo de licenciamento ainda.

      O ideal é reescrever a aplicação mesmo utilizando um ASP.Net =)

      Abs.

Deixe um comentário