Configurando o Excel Services no SharePoint 2013

Vamos lá,

O Excel Services do SharePoint 2013 permite, de forma simples, compartilhar e gerenciar as planilhas do Excel entre os seus sites departamentais.
No Excel Services temos componentes que devem ser configurados para um correto funcionamento. São eles:

  • Excel calculation service
  • Excel web access 
  • Excel web service
  • User defined functions
  • ECMA Script
  • REST service

Estes serviços são divididos em execuções no WFE(Web front-end) e no APP (Servidor de Aplicativos).

Bom, então vamos lá.

Primeira coisa é criar o Excel Service Application

Para criar o Excel Service Application, é pré requisito serviço “Excel Calculation Services” iniciado no servidor. Para iniciar o serviço, vá até “Manage Services On Server”:

Imagem

Procure o serviço do Excel Calculation Services e certifique-se que ele esteja “Started”, senão inicie o mesmo:Imagem

Volte a página anterior e acesse o link “Manage service applications” e clique em “New”, depois em “Excel Services Application”:

Imagem

WORKING ON IT e depois vai abrir a tela de configurações desta nova Application:

Imagem

Preencha com os dados corretos para o seu ambiente e de OK.

Pronto, o básico já esta provisionado.
Vamos agora configurar a criança!

Na tela abaixo você tem diversas opções, iremos executar o básico:

Imagem

Clique em “Global Settings” para ter acesso as configurações básicas. Elas são bem intuitivas, e servem para configurar vários comportamentos do serviços do Excel, como segurança (se a planilha irá abrir sempre com um usuário fixo ou com o usuário que estiver logado), alocação de memória (importante em cenários com planilhas muito grandes) e cache, etc.
Este link se apega exatamente neste ponto:
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj219498.aspx

Após configurar a partir das necessidades do seu ambiente, passe para o “Trusted File Locations”:
Imagem

Por padrão, toda a FARM é confiável pelo Excel Services, mas você pode configurar isso. Temos um local de arquivo confiável (http://), que permite que qualquer arquivo a ser carregado a partir de farm de servidores SharePoint utilizem os serviços do Excel Services.

Para fins de segurança, podemos criar novos locais de arquivos confiáveis​​. Locais de arquivos confiáveis ​​podem ser sites do SharePoint ou sites HTTP que executam os Excel Services e que permite acessar pastas de trabalho nominais.

Clique em adicionar para verificar as configurações, e veja como atende as suas necessidades.
O link de referência completa é o :
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj219699.aspx

Desta forma o seu Excel Services já esta instalado e configurado com sucesso. Agora basta ativar as “features” na sua site collection e usar o mesmo em suas planilhas.

Complementando, muitas vezes temos Excel com conexões externas (ERP, CRM, Aplicativo XYZ, etc), quando tivermos estes casos, precisamos deixar este “Data Source” seguro e configurado dentro do Excel Services.

Aproveitando que você estará na tela de “Manage Excel Services Application” clique em “trusted data providers” e confira as possibilidades de você criar uma nova conexão OLE DB, ODBC ou DBC DSN, onde você pode criar apenas o indicador.

Após criar este indicador, confira ainda “trusted data connection libraries”, onde vocês podem adicionar uma biblioteca de “Data Connections” existente no seu site.

E por último, mas muito importante, clique em “Data Model Settings”, onde você pode apontar a uma base SQL Server 2012 SP1 Analysis Services (SSAS), por exemplo a base do Dynamics AX (MUITO BOM) e deixar a conexão com o cubo trabalhado do Analysis direta no seu ambiente, para consumo pelos Excel.

Referências destas configurações: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj219780.aspx

Bom pessoal, era isso.
Qualquer dúvida, estou a disposição.

Grande abraço.
ML

Deixe um comentário